Maristela Schaufelberger Spanghero

Endereço Profissional

Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.
Rua Tenente Catão Roxo 2650
Campus Universitário
14051-140 – Ribeirao Preto, SP – Brasil
Telefone: (16) 36024607 Fax: (16) 36024605
Email: maristela_ss@yahoo.com.br

Biografia

Professora Doutora do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP).

Orientadora de Mestrado/Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental da FMRP-USP.

Graduada em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 1998, completou a Residência Médica em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPQ – HCFMUSP) em 2001 e o Doutorado pelo Departamento de Psiquiatria da FMUSP em 2008.

Realizou Pós-Doutorado no Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina da USP campus Ribeirão Preto (FMRP-USP), como bolsista do Programa de Apoio a Projetos Institucionais com a Participação de Recém-Doutores (PRODOC) da CAPES (de 2008 a 2011). Neste Departamento, participa de estudos de Transtornos Depressivos com sintomas psicóticos, Depressão Puerperal e Estudo de Incidência de Transtornos Psicóticos (este último, parte do consórcio internacional EU-GEI).

Integrante do NAPNA – Núcleo de Apoio à Pesquisa em Neurociência Aplicada (Programa de Incentivo à Pesquisa da Pró-Reitoria da USP), núcleo que integra dez unidades de pesquisa da USP em São Paulo e em Ribeirão Preto.

É coordenadora do Ambulatório de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMRP-USP desde 2012.

Pesquisadora do Laboratório de Neuroimagem em Psiquiatria (LIM 21, HC-FMUSP desde 2002), onde participa de estudo de neuroimagem em Transtornos Psicóticos pelo qual recebeu o prêmio da American Psychiatry Association (APA/AstraZeneca) para a condução de estudo longitudinal de neuroimagem. Recebeu prêmio de melhor trabalho de Doutorado por dois anos consecutivos pelo Departamento de Psiquiatria da FMUSP, e três prêmios internacionais em eventos científicos (Young Scientist Awards) por seus trabalhos em Neuroimagem em Transtornos Psicóticos.

Experiência em ensino de Graduação desde 2002 e em ensino de Pós-Graduação desde 2009.

Linha de pesquisa: Esquizofrenia; Neuroimagem dos Transtornos Psicóticos e dos Transtornos de Humor.

Comments are closed.