Mario Francisco Pereira Juruena

Endereço Profissional

Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
Av Tenente Catão Roxo, 2650- Prédio da Saúde Mental
CEP 14051-140 – Ribeirão Preto, SP – Brasil
Telefone: 55 (16) 8139.8456
Fax: 55 (16) 3630.7961
Email: juruena@fmrp.usp.br

Biografia

Graduou-se médico na PUCRS.Fez residência em Medicina Geral e Comunitária; residência em Psiquiatria e Curso Interdisciplinar de Especialização em Saúde Mental da Escola de Saúde Pública do RS/Hospital Psiquiátrico São Pedro, Porto Alegre- RS. Realizou mestrado no Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP/EPM, 2o mestrado em Affective Neuroscience, na Universiteit Maastricht- Holanda, e doutorado (PhD em Psiquiatria) na Universidade de Londres e Pós-doutorado no Instituto de Pisiquiatria do King s College London. Especialista em Psiquiatria para Adultos no Reino Unido de acordo com a The Specialist Training Authority of the Medical Royal Colleges (STA) e General Medical Council (GMC-full registration). Completou Treinamento em Psicoterapia Cognitiva no Beck Institute for Cognitive Therapy and Research.

Vem desenvolvendo atividades de Ensino, Formação e Capacitação de Recursos Humanos, Planejamento e Consultoria na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Mental, Psiquiatria, Psicofarmacologia e Neurociências. Publicou mais de 70 artigos originais de pesquisa, revisões e capítulos em livros e editou quatro livros. A grande maioria de seus estudos relacionam-se com a Fisiopatologia, Diagnóstico e Terapêutica dos Transtornos Afetivos, Depressivos e Bipolares e sua relação com o Estresse.

Atualmente é Associate Editor do BMC Psychiatry e membro do Editorial Board da Acta Neuropsychiatrica, International Scholarly Research Network (ISRN) Psychiatry e revisor de dezenas de periódicos internacionais de alto impacto.

Tem inúmeras participações em congressos internacionais como palestrante, como na British Assotiation for Psychopharmacology que o conferiu seu principal prêmio “The Senior Clinical Psychopharmacology Award”. Recebeu do Royal College of Psychiatrists o Robert W. Kerwin Prize in Psychopharmacology for 2010 como melhor artigo publicado sobre o tema no British Journal of Psychiatry no período.

Membro do Comitê de experts em Doenças Afetivas do Colégio Europeu de Neuropsicofarmacologia (ECNP); Membro revisor do CID-11/Organização Mundial de Saúde (ICD-11/WHO) no Grupo de Transtornos do Humor e Ansiedade.

Atualmente é Professor Doutor no Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento e na Pós Graduação em Saude Mental da FMRP da Universidade de São Paulo (USP) e Honorary Senior Lecturer no Instituto de Psiquiatria do King’s College London.

Áreas de Interesse

Tem experiência em atividades de Ensino, Formação e Capacitação de Recursos Humanos, Planejamento e Consultoria na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Mental, Psiquiatria, Psicofarmacologia e Neurociências. A grande maioria de seus estudos relacionam-se com a Fisiopatologia, Diagnóstico e Terapêutica dos Transtornos Afetivos, Depressivos e Bipolares e sua relação com o Estresse.

Comments are closed.