Maria Beatriz Martins Linhares

Endereço Profissional

Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento – Laboratório de Pesquisa em Prevenção de Problemas de Desenvolvimento e Comportamento da Criança Prédio da Saúde Mental – Campus USP/RP.
Email: linhares@fmrp.usp.br

Biografia

Professora Associada (Livre-Docente, MS-5) do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Graduada em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1977), com especialização em Psicologia Clínica Infantil pelo Hospital das Clínicas da FMRP-USP (1978-1979), títulos de especialista em Psicologia Clínica e e Psicologia Hospitalar, conferidos pelo CFP, Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1983) e Doutorado em Ciências (Psicologia Experimental) pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1988).

Pós-Doutorado na University of British Columbia (Vancouver, Canadá) realizado em 2002 com Dra Ruth E. Grunau.

Livre-Docência na FMRP-USP em 2009. Docente das Disciplinas de Psicologia Médica, Introdução à Comunicação com paciente e Atenção à Saúde da Comunidade II no Curso de Medicina da FMRP-USP e Psicologia do Desenvolvimento nos Cursos de Terapia Ocupacional e Fisioterapia da FMRP-USP. Docente-orientadora, Vice-cordenadora (2004-2010) e membro titular da Comissão Coordenadora (2010-2012), do Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental da FMRP-USP (Conceito 6 CAPES).

Docente-orientadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP-USP (Conceito 5 CAPES ). Docente responsável pelo Serviço de Psicologia Pediátrica do HCFMRP-USP. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Prevenção em Problemas de Desenvolvimento e Comportamento da Criança (Apoio CNPq).

Coordenadora de dois Programas de Aprimoramento Profissional do Hospital das Clínicas da FMRP-USP (Psicologia do Desenvolvimento na área da Saúde e Psicopedagogia Clínica).

Tem experiência em ensino, assistência e pesquisa na área de Psicologia, com ênfase na área de Tratamento e Prevenção Psicológica, focalizando os seguintes temas: prevenção de problemas de desenvolvimento e comportamento da criança, fatores de risco e proteção ao desenvolvimento de crianças vulneráveis nascidas pré-termo; avaliação do desenvolvimento infantil; avaliação de dor e intervenções de alívio em neonatos e crianças; abordagem bio-comportamental no estudo da dor em bebês; temperamento da criança; Cuidado Desenvolvimental em UTI-Neonatal; o impacto psicológico de enfermidades e hospitalização na criança e na família. Membro do GT da ANPEPP – Pesquisas em Psicologia Pediátrica, sendo coordenadora de 2004-2008.

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (nível 1-A). Líder do Diretório de pesquisadoes do CNPQ Pesquisas em Psicologia Pediátrica. Atualmente é Primeira Secretaria da Diretoria da Sociedade Brasileira de Psicologia (Gestões 2010-2011; 2012-2013) e foi Membro do Comitê de Políticas Científicas da ANPEPP na Gestão 2011-2012 e na gestão atual 2013.

Membro do Comitê de Avaliação da CAPES para Programas de Pós-graduação em Psicologia (trienal 2010 e trienal 2013). Collaborator member of Pain in Child Health (PICH): a CIHR Strategic Training Iniative in Health Research.

Coordenadora no Brasil do Programa Colaborativo Brasil-Canada para o Manejo da Dor em Crianças / Programa HC Criança Sem Dor (Apoio Canadian Institutes of Health Research – CIHR).

Membro da Comissão Editorial da Revista Paidéia (FFCLRP-USP, Qualis CAPES – A1). Pesquisadora responsável junto com a Profa Dra Lúcia Williams (UFSCar) da pesquisa sobre validação no Brasil do Programa ACT-Raising Safe Kids, da American Psychological Association – APA.

Áreas de Interesse

Fatores de risco biológico e psicossocial para desordens do desenvolvimento; Reatividade bio-comportamental e desenvolvimento em neonatos pré-termo/crianças; Efeitos em longo prazo das experiências precoces de dor e estresse no desenvolvimento da criança; Avaliação e manejo de dor; Temperamento e comportamento em crianças vulneráveis. O foco da minha linha de investigação interdisciplinar é a reatividade bio-comportamental e desenvolvimento de crianças, envolvendo múltiplos aspectos motores, cognitivos, de comportamento, de temperamento e auto-regulação. As amostras estudadas são neonatos, bebês e crianças pré-escolares de diversas populações vulneráveis (prematuros, baixo nível sócio-econômico, dor crônica, enferma). O principal foco é a criança nascida pré-termo e muito baixo peso (<1.500g). Os estudos prospectivos-longitudinais permitem avaliar o impacto do risco biológico da prematuridade nas trajetórias de desenvolvimento. As pesquisas da linha de investigação são subvencionadas pela FAPESP e CNPq

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