Erikson Felipe Furtado

Endereço Profissional

Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento. Hospital das Clínicas da FMRP-USP, Divisão de Psiquiatria, 3º andar sala 333 / Av. dos Bandeirantes 3900
Campus da USP
14049-900 – Ribeirao Preto, SP – Brasil
Telefone: (16) 36022727 Fax: (16) 36022836
Email: efurtado@fmrp.usp.br

Biografia

Professor de Psiquiatria da Infância e Adolescência, da Divisão de Psiquiatria do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da FMRP (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto) da USP (Universidade de São Paulo), Campus de Ribeirão Preto.

Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), com especialização em Psiquiatria e Psicoterapia da Infância e Adolescência pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ (1986).

Obteve seu título de doutorado na Alemanha, pela Universidade de Heidelberg (1993), com bolsa do CNPq, em Medicina na área de Psiquiatria Infanto-Juvenil, sob orientação do Prof. Dr. Martin H. Schmidt.
Foi pesquisador pós-doutor do Instituto de Psiquiatria da UFRJ de 1993 a 1994, com bolsa RD do CNPq.

Fez pós-doutoramento na área de Álcool e Drogas, no Central Institute of Mental Health-Mannheim, Alemanha, de 2000 a 2001, com bolsa FAPESP. É coordenador da Área de Saúde Mental e Psiquiatria da Infância e Adolescência.

É pesquisador principal e coordenador do NPCP/PAIPAD – Núcleo de Pesquisa em Psiquiatria Clínica e Psicopatologia/Programa de Ações Integradas para Prevenção e Atenção ao Uso de Álcool e Drogas na Comunidade, da FMRP-USP. Com recursos da OMS desenvolveu o projeto PAI-PAD/OMS para implementação e disseminação das Intervenções Breves para álcool e drogas. Com recursos da FAPESP e CNPq desenvolveu estudos para o desenvolvimento de protocolo de intervenções breves para aplicação em gestantes.

Tem linhas de pesquisa sobre os temas: exposição intra-uterina a álcool e drogas e psicopatologia do desenvolvimento, através de projetos longitudinais, envolvendo saúde mental da gestante e puérpera, e dos filhos de farmacodependentes.

É professor e orientador de pós-graduação nos programas de Saúde Mental da FMRP-USP (CAPES 6) e Toxicologia da FCFRP-USP (CAPES 5), tendo concluído até o presente, três orientações de doutorado, onze orientações de mestrado, três supervisões de pós-doutorado e 20 orientações de iniciação científica, a maioria com bolsas de agências de pesquisa. Orienta atualmente, cinco alunos de doutorado, quatro alunos de mestrado e dois alunos de iniciação científica.

Tem cooperação com a Organização Mundial da Saúde, com a Organização Pan-Americana da Saúde e com parcerias internacionais, nos EUA, Reino Unido e Alemanha.

É membro de corpo editorial e revisor em várias revistas científicas nacionais e internacionais.

É integrante da participação brasileira no programa Treatnet II da UNODC United Nations Office for Drugs and Crime.

É membro convidado do GDG – Guidelines Development Group da OMS para consumo de álcool e drogas na gestação.

Áreas de Interesse

psiquiatria da infância e adolescência, transtornos mentais relacionados ao consumo de álcool e drogas, síndrome fetal do álcool, uso de álcool e drogas na gestação, modelos de vulnerabilidade para farmacodependência, toxicologia comportamental, filhos de farmacodependentes, psicopatologia do desenvolvimento, fatores de risco e epidemiologia psiquiátrica, psicopatologia parental, e problemas psiquiátricos da gestação e puerpério.

Comments are closed.