Linhas de Pesquisa

Neurobiologia da Esquizofrenia e Outras Psicoses

Objetiva a investigação dos substratos neurais dos transtornos psicóticos, particularmente da esquizofrenia e dos transtornos psicóticos associados à epilepsia e secundários ao uso de substâncias psicoativas em pacientes e voluntários sadios. Utiliza-se de diferentes técnicas de investigação, entre elas: psicológicas, fisiológicas, farmacológicas e estudos de neuroimagem.

Neurobiologia dos Transtornos de Ansiedade e do Humor

Objetiva a investigação dos substratos neurais dos transtornos de ansiedade em pacientes e voluntários sadios, com ênfase no Transtorno do Pânico e no Transtorno de Ansiedade Social, utilizando-se de técnicas variadas: psicológicas, fisiológicas, farmacológicas, estudos de neuroimagem, entre outras.

Fatores de Risco e Proteção ao Desenvolvimento

Objetiva a caracterização de comportamentos típicos ou desadaptados de etapas específicas do desenvolvimento; a identificação de variáveis preditoras e a eficácia de intervenção sobre dificuldades próprias de etapas do desenvolvimento.

Instrumentos de Avaliação e Indicadores em Saúde Mental

Objetiva o desenvolvimento, adaptação e validação de instrumentos de avaliação em Saúde Mental, além do estudo de indicadores de saúde mental na população em geral ou em grupos específicos e de funcionamento dos serviços de atenção à Saúde Mental.