Ingresso

Mestrado

Para a seleção dos alunos de Mestrado serão considerados os seguintes critérios:

1ª. fase: Prova Escrita de caráter eliminatório, com ênfase em formulação do problema e das hipóteses; revisão bibliográfica; delineamento do estudo; aspectos éticos; variáveis estudadas; instrumentos e medidas; procedimento de coleta de dados; análise e tratamento dos dados nas áreas de Psiquiatria, Neurociências e Saúde Mental. Terá foco na interpretação e delineamento de projetos de pesquisa. Nota igual ou superior a 5 (cinco).

2ª. Fase: Apresentação do projeto de pesquisa escrito e arguição; Análise do Curriculum Vitae e Arguição Oral, esta última, sem caráter eliminatório ou classificatório. A arguição do Curriculum Vitae tem por finalidade o esclarecimento de dúvidas. Nota igual ou superior a 5 (cinco).

Nota final: Média aritmética dos itens acima, sendo que serão considerados aprovados somente os alunos que obtiverem média igual ou maior que 5,0.

OBS: Os alunos que obtiverem nota igual ou superior a 5 (cinco) serão classificados e selecionados e poderão ser aceitos para ingressarem no programa, mediante disponibilidade de orientador e conforme o número de vagas informado neste Edital do Processo Seletivo.

 


 

PROGRAMA E BIBLIOGRAFIA


Programa da Prova Escrita: Delineamento de projetos de pesquisa e de artigos científicos nas áreas de Psiquiatria, Neurociências e Saúde Mental; Interpretação de artigos científicos nas áreas de Psiquiatria, Neurociências e Saúde Mental, com ênfase em: formulação do problema e das hipóteses; revisão bibliográfica; delineamento do estudo; aspectos éticos; variáveis estudadas; instrumentos e medidas; procedimento de coleta de dados; análise e tratamento dos dados.

Textos sugeridos: 1) Geenhalgh T. Como ler artigos científicos: fundamentos da medicina baseada em evidências. 4ª. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013; 2) Rigo Arnavat, A. Como elaborar e apresentar teses e trabalhos de pesquisa. Porto Alegre: Artmed, 2006; 3) Bell, J. Projeto de pesquisa – Guia para pesquisadores iniciantes em educação, saúde e ciências sociais. 4ª. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008; 4) Hulley SB et al. Delineando a pesquisa clínica. 4ª. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.