Orientadores

Credenciados


Prof. Dr. Antônio Waldo Zuardi


Endereço Profissional

Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento.
Hospital das Clínicas – Campus Universitário
14049-900 – Sao Paulo, SP – Brasil
Telefone: (16) 36022533 Ramal: 2533 Fax: (16) 36330866
Email: awzuardi@fmrp.usp.br

Biografia

Graduado em Ciências Biológicas, Modalidade Médica em 1968 e em Medicina em 1972, na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP).

Fez um ano de Residência em Clínica Geral e dois anos em Psiquiatria, concluídos em 1975, no Hospital das Clínicas da FMRP-USP.

Obteve o Título de Doutor em Psicobiologia pela Escola Paulista de Medicina em 1980, o de Professor Livre-Docente em Psiquiatria em 1987 e o de Professor Titular em Psiquiatria em 1995, os dois últimos pela FMRP-USP.

Exerceu funções docentes na Faculdade de Psicologia de Assis-UNESP,de 1976 a 1977; na Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP em 1981 e na FMRP-USP de 1982 até o presente. Nesta última, suas funções docentes, em regime de dedicação exclusiva, têm sido exercidas nas seguintes áreas: ensino de graduação em Psicologia Médica e Psiquiatria; formação de residentes de Psiquiatria; orientação de mestres e doutores em Saúde Mental; pesquisa em potencial terapêutico do canabidiol, desenvolvimento e validação de escalas de avaliação em Saúde Mental, ensaios clínicos e avaliação de serviços e políticas em Saúde Mental; extensão de serviços à comunidade através da assistência psiquiátrica, assessorias, consultorias, atualização de profissionais já graduados e divulgação de conhecimentos; e administração universitária, tendo participado de inúmeras comissões, chefia de departamento e vice diretoria da FMRP.

Áreas de Interesse

Tem pesquisado sobre potencial terapêutico de derivados da Cannabis Sativa; Instrumentos de avaliação em Saúde Mental; ansiedade; esquizofrenia; avaliação de serviços e políticas em saúde mental; e psicofarmacologia clínica.


Profª. Drª. Cristina Marta Del-Ben


Endereço Profissional

Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento.
Avenida dos Bandeirantes, 3900
CEP 14048-900 – Ribeirão Preto, SP – Brasil
Telefone: 55 (16) 3602.2607 / 3602.2768
Fax: 55 (16) 3602.2544
Email: delben@fmrp.usp.br

Biografia

Graduou-se em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (1988) e fez Residência Médica em Psiquiatria (1989 – 1992) no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Possui mestrado (1995) e doutorado (2000) em Medicina (Saúde Mental) pela Universidade de São Paulo.

Realizou estágio de pós-doutoramento na Unidade de Neurociências e Psiquiatria da Universidade de Manchester, Reino Unido (2002-2003).

Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental da FMRP-USP (2004-2010). Atualmente é professora associada do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e Coordenadora do Programa de Residência Médica em Psiquiatria do HCFMRP-USP.

Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria, tendo como principais interesses de pesquisa estudos voltados para a Neurobiologia da Ansiedade e do Processamento de Emoções; Emergências Psiquiátricas e Determinantes Sociais e Biológicos dos Transtornos Mentais.

Áreas de Interesse

Seus principais interesses em pesquisa são a Neurobiologia dos Transtornos de Ansiedade e do processamento de emoções e a aplicação de técnicas de Neuroimagem para uma melhor compreensão dos substratos neurais envolvidos na fisiopatogenia dos Transtornos Mentais. Também desenvolve estudos voltados para a descrição de indicadores da organização e funcionamento de serviços e práticas em Saúde Mental, com ênfase em Emergências Psiquiátricas, bem como para o desenvolvimento e validação de instrumentos de avaliação em Psiquiatria. Mais recentemente, vem desenvolvendo estudos voltados para o ensino médico.


Prof. Dr. Erikson Felipe Furtado


Endereço Profissional

Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento. Hospital das Clínicas da FMRP-USP, Divisão de Psiquiatria, 3º andar sala 333 / Av. dos Bandeirantes 3900
Campus da USP
14049-900 – Ribeirao Preto, SP – Brasil
Telefone: (16) 36022727 Fax: (16) 36022836
Email: efurtado@fmrp.usp.br

Biografia

Professor de Psiquiatria da Infância e Adolescência, da Divisão de Psiquiatria do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da FMRP (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto) da USP (Universidade de São Paulo), Campus de Ribeirão Preto.

Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), com especialização em Psiquiatria e Psicoterapia da Infância e Adolescência pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ (1986).

Obteve seu título de doutorado na Alemanha, pela Universidade de Heidelberg (1993), com bolsa do CNPq, em Medicina na área de Psiquiatria Infanto-Juvenil, sob orientação do Prof. Dr. Martin H. Schmidt.
Foi pesquisador pós-doutor do Instituto de Psiquiatria da UFRJ de 1993 a 1994, com bolsa RD do CNPq.

Fez pós-doutoramento na área de Álcool e Drogas, no Central Institute of Mental Health-Mannheim, Alemanha, de 2000 a 2001, com bolsa FAPESP. É coordenador da Área de Saúde Mental e Psiquiatria da Infância e Adolescência.

É pesquisador principal e coordenador do NPCP/PAIPAD – Núcleo de Pesquisa em Psiquiatria Clínica e Psicopatologia/Programa de Ações Integradas para Prevenção e Atenção ao Uso de Álcool e Drogas na Comunidade, da FMRP-USP. Com recursos da OMS desenvolveu o projeto PAI-PAD/OMS para implementação e disseminação das Intervenções Breves para álcool e drogas. Com recursos da FAPESP e CNPq desenvolveu estudos para o desenvolvimento de protocolo de intervenções breves para aplicação em gestantes.

Tem linhas de pesquisa sobre os temas: exposição intra-uterina a álcool e drogas e psicopatologia do desenvolvimento, através de projetos longitudinais, envolvendo saúde mental da gestante e puérpera, e dos filhos de farmacodependentes.

É professor e orientador de pós-graduação nos programas de Saúde Mental da FMRP-USP (CAPES 6) e Toxicologia da FCFRP-USP (CAPES 5), tendo concluído até o presente, três orientações de doutorado, onze orientações de mestrado, três supervisões de pós-doutorado e 20 orientações de iniciação científica, a maioria com bolsas de agências de pesquisa. Orienta atualmente, cinco alunos de doutorado, quatro alunos de mestrado e dois alunos de iniciação científica.

Tem cooperação com a Organização Mundial da Saúde, com a Organização Pan-Americana da Saúde e com parcerias internacionais, nos EUA, Reino Unido e Alemanha.

É membro de corpo editorial e revisor em várias revistas científicas nacionais e internacionais.

É integrante da participação brasileira no programa Treatnet II da UNODC United Nations Office for Drugs and Crime.

É membro convidado do GDG – Guidelines Development Group da OMS para consumo de álcool e drogas na gestação.

Áreas de Interesse

psiquiatria da infância e adolescência, transtornos mentais relacionados ao consumo de álcool e drogas, síndrome fetal do álcool, uso de álcool e drogas na gestação, modelos de vulnerabilidade para farmacodependência, toxicologia comportamental, filhos de farmacodependentes, psicopatologia do desenvolvimento, fatores de risco e epidemiologia psiquiátrica, psicopatologia parental, e problemas psiquiátricos da gestação e puerpério.


Profª. Drª. Flávia de Lima Osório


Endereço Profissional

Universidade de São Paulo
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento
Avenida dos Bandeirantes, 3900 – Monte Alegre
CEP 14048-900 – Ribeirão Preto, SP – Brasil
Telefone: 55 (16) 3602.2703
Fax: 55 (16) 3602.2703
Email: flaliosorio@ig.com.br

Biografia

É graduada em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP (1997), Doutora em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP (2008) e Pós-doutora pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Medicina Translacional e pelo Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto -USP (2010).

Atualmente é docente do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto -USP.

Tem experiência na área de Psicologia Clínica/Saúde Mental, atuando principalmente nas seguintes áreas: validação de instrumentos, ansiedade social, reconhecimento de expressões faciais, interconsulta psiquiátrica/saúde mental.

Áreas de Interesse

ansiedade social, ansiedade musical, validação de instrumentos, avaliação psicológica/psicodiagnóstico, psicologia hospitalar, interconsulta psiquiátrica/ saúde mental, comorbidades psiquiátricas


Prof. Dr. Francisco Silveira Guimarães


Endereço profissional

Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Farmacologia
Avenida dos Bandeirantes, 3900 – Monte Alegre
CEP 14040-220 – Ribeirão Preto, SP – Brasil
Telefone: 55 (16) 3602.3209
Fax: 55 (16) 3633.2301

Email: fsguimar@fmrp.usp.br

Biografia

É graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981), com doutorado (1987) e livre-docência (1994) em Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Realizou seu pós-doutoramento na Universidade de Manchester, Inglaterra (1989-1990) sob supervisão do Dr. J.F.W. Deakin. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Neuropsicofarmacologia. Já publicou 124 trabalhos em revistas de impacto internacional, 22 capítulos de livro e 1 livro (co-autoria). Orientou 16 dissertações de mestrado, 10 doutorados (mais duas co-orientações) e 2 pós-doutorados. Atualmente orienta 2 dissertações de mestrado, 7 teses de doutorado e 1 pós-doutorado.

Área de interesse

Óxido nítrico, ansiedade, depressão, glutamato, serotonina, canabinóides e estresse.


Prof. Dr. Hélio Zangrossi Junior


Endereço Profissional

Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Farmacologia.
Avenida dos Bandeirantes, 3900 – Monte Alegre
14049-900 – Ribeirão Preto, SP – Brasil
Telefone: 55 (16) 3602.3353
Email: zangross@fmrp.usp.br

Biografia

Possui graduação em Farmácia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (1986); mestrado (1990) e doutorado (1995) em Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

Fez estágios de doutoramento, do tipo sanduíche, na London School of Medicine, Inglaterra, e de pós-doutoramento pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo e University of Otago, Nova Zelândia.

Atualmente é Professor Doutor no Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da mesma Instituição.

Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Neuropsicofarmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: bases neurais das reações de medo e de ansiedade e substrato neural da ação de drogas panicolíticas e ansiolíticas.

Área de interesse

Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Neuropsicofarmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: bases neurais das reações de medo e de ansiedade e substrato neural da ação de drogas panicolíticas e ansiolíticas.


Prof. Dr. Jaime Eduardo Cecílio Hallak


Endereço profissional

Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento
Avenida dos Bandeirantes, 3900 – Monte Alegre
CEP 14048-900 – Ribeirão Preto, SP – Brasil
Telefone: 55 (16) 3602.2853
Fax: 55 (16) 3602.2544
Email: jechallak@rnp.fmrp.usp.br

Biografia

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (1990), mestrado em Medicina (Saúde Mental) pela Universidade de São Paulo (1998), doutorado em Medicina (Saúde Mental) pela Universidade de São Paulo (2002) e pós-doutorado pela Universidade de Manchester – Inglaterra (2003).

Atualmente é professor doutor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e é o coordenador do Programa de Pós-graduaçao em Saúde Mental da FMRP-USP.

Área de interesse

Tem experiência na área de Medicina – Psiquiatria, com ênfase em neuroimagem e psicofarmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: esquizofrenia, antipsicóticos, epilepsia de lobo temporal e técnicas de neuroimagem estrutural e funcional.


Prof. Dr. Jair Lício Ferreira Santos


Endereço Profissional

Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Medicina Social.
Avenida dos Bandeirantes, 3900 – Monte Alegre
CEP 14049-900 – Ribeirão Preto, SP – Brasil
Telefone: 55 (16) 3602.3070
Fax: (16) 3633.1386
Email: jalifesa@usp.br

Biografia

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível I-C. Graduado em Física pela Universidade de São Paulo (1965), mestre em Sociologia pela Universidade de Chicago (1968) e Doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1972).

Tem os títulos de Livre Docente (1985) e Professor Titular de Demografia (1992) pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Atualmente é Professor Titular aposentado da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, onde atua como Colaborador Senior.

Foi membro de comitê assessor da CAPES – área de Planejamento Urbano e Regional e Demografia desde a avaliação trienal 2001-2003 até 2010; Membro do corpo de pareceristas da Revista Latino-Americana de Enfermagem (Ribeirão Preto), da Revista de Saúde Pública / Journal of Public Health, da Revista Brasileira de Epidemiologia, da Revista da Associação Médica Brasileira, da Revista da Escola de Enfermagem (São Paulo) , da Revista da Associação Brasileira de Estudo Populacionais (ABEP), da Revista Brasileira de Psiquiatria, da Revista Paideia,dos Cadernos de Saúde Pública, da Acta Amazônica e das publicações filiadas à BMC-series journals.

Foi coordenador do Grupo de Trabalho em População & Saúde da ABEP – Associação Brasileira de Estudos Populacionais (2006-2010). Foi Diretor da Faculdade de Saúde Pública da USP (1997-2001) e Diretor Executivo da FAEPA – Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do HCFMRP (2005 – 2009).

Áreas de Interesse

Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: mortalidade, qualidade de vida, envelhecimento, saúde mental.


Prof. Dr. João Paulo Machado de Sousa


Endereço Profissional

Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento. Hospital das Clínicas da FMRP-USP, Divisão de Psiquiatria, 3º andar Av. dos Bandeirantes 3900
Campus da USP
14049-900 – Ribeirao Preto, SP – Brasil
Telefone: (16) 36022703
Email: jpmpaulos@yahoo.com.br

Biografia

Obteve os graus de Bacharel e Licenciado em Psicologia em 2000 e o grau de Psicólogo em 2001, complementado pelo curso de Formação Especial em Pesquisa pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Desenvolve atividades de pesquisa junto ao Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP desde 2004 com ênfase na área de processamento de emoções e funcionamento cognitivo em pacientes psiquiátricos.

Obteve o título de Mestre em Saúde Mental pela FMRP-USP em 2008 e o título de Doutor na mesma área e instituição em abril de 2012. Iniciou o pós-doutorado em julho de 2012, trabalhando com pesquisas nas áreas de neurobiologia da esquizofrenia e da ansiedade pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Medicina Translacional (CNPq).

É orientador de Mestrado e Doutorado credenciado no Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da USP.

Áreas de interesse

Neurobiologia da esquizofrenia e da ansiedade.


Prof. Dr. José Alexandre de Souza Crippa


Endereço Profissional

Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento. Hospital das Clínicas da FMRP-USP, Divisão de Psiquiatria, 3º andar Av. dos Bandeirantes 3900
Campus da USP
14049-900 – Ribeirao Preto, SP – Brasil
Telefone: (16) 3602.2703
Fax: (16) 3635.0713
Email: jcrippa@fmrp.usp.br

Biografia

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1994), residência médica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP-RP (1995-1998). Completou doutorado em Medicina (Saúde Mental) pela FMRP da Universidade de São Paulo (2001).

Realizou Pós-doutorado no Instituto de Psiquiatria de Londres (London University, Kings College) na área de neuroimagem (2002-2003).

Atualmente é Professor Associado do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da FMRP da Universidade de São Paulo, coordenador do serviço de Interconsulta em Saúde Mental do HC da FMRP-USP e pesquisador de produtividade em pesquisa do CNPq (1B).

Coordena a Unidade de Pesquisa Clínica do HC-FMRP-USP.

É Honorary Professor do Institute of Psychiatry of London, University of London.

Áreas de Interesse

Tem experiência na área de Psiquiatria, com ênfase em neuroimagem e psicofarmacologia atuando principalmente nos seguintes temas: canabinóides, ansiedade social, instrumentos de avaliação em psiquiatria e interconsulta psiquiátrica.


Profª. Drª. Maria Beatriz Martins Linhares


Endereço Profissional

Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento – Laboratório de Pesquisa em Prevenção de Problemas de Desenvolvimento e Comportamento da Criança Prédio da Saúde Mental – Campus USP/RP.
Email: linhares@fmrp.usp.br

Biografia

Professora Associada (Livre-Docente, MS-5) do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Graduada em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1977), com especialização em Psicologia Clínica Infantil pelo Hospital das Clínicas da FMRP-USP (1978-1979), títulos de especialista em Psicologia Clínica e e Psicologia Hospitalar, conferidos pelo CFP, Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1983) e Doutorado em Ciências (Psicologia Experimental) pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1988).

Pós-Doutorado na University of British Columbia (Vancouver, Canadá) realizado em 2002 com Dra Ruth E. Grunau.

Livre-Docência na FMRP-USP em 2009. Docente das Disciplinas de Psicologia Médica, Introdução à Comunicação com paciente e Atenção à Saúde da Comunidade II no Curso de Medicina da FMRP-USP e Psicologia do Desenvolvimento nos Cursos de Terapia Ocupacional e Fisioterapia da FMRP-USP. Docente-orientadora, Vice-cordenadora (2004-2010) e membro titular da Comissão Coordenadora (2010-2012), do Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental da FMRP-USP (Conceito 6 CAPES).

Docente-orientadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP-USP (Conceito 5 CAPES ). Docente responsável pelo Serviço de Psicologia Pediátrica do HCFMRP-USP. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Prevenção em Problemas de Desenvolvimento e Comportamento da Criança (Apoio CNPq).

Coordenadora de dois Programas de Aprimoramento Profissional do Hospital das Clínicas da FMRP-USP (Psicologia do Desenvolvimento na área da Saúde e Psicopedagogia Clínica).

Tem experiência em ensino, assistência e pesquisa na área de Psicologia, com ênfase na área de Tratamento e Prevenção Psicológica, focalizando os seguintes temas: prevenção de problemas de desenvolvimento e comportamento da criança, fatores de risco e proteção ao desenvolvimento de crianças vulneráveis nascidas pré-termo; avaliação do desenvolvimento infantil; avaliação de dor e intervenções de alívio em neonatos e crianças; abordagem bio-comportamental no estudo da dor em bebês; temperamento da criança; Cuidado Desenvolvimental em UTI-Neonatal; o impacto psicológico de enfermidades e hospitalização na criança e na família. Membro do GT da ANPEPP – Pesquisas em Psicologia Pediátrica, sendo coordenadora de 2004-2008.

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (nível 1-A). Líder do Diretório de pesquisadoes do CNPQ Pesquisas em Psicologia Pediátrica. Atualmente é Primeira Secretaria da Diretoria da Sociedade Brasileira de Psicologia (Gestões 2010-2011; 2012-2013) e foi Membro do Comitê de Políticas Científicas da ANPEPP na Gestão 2011-2012 e na gestão atual 2013.

Membro do Comitê de Avaliação da CAPES para Programas de Pós-graduação em Psicologia (trienal 2010 e trienal 2013). Collaborator member of Pain in Child Health (PICH): a CIHR Strategic Training Iniative in Health Research.

Coordenadora no Brasil do Programa Colaborativo Brasil-Canada para o Manejo da Dor em Crianças / Programa HC Criança Sem Dor (Apoio Canadian Institutes of Health Research – CIHR).

Membro da Comissão Editorial da Revista Paidéia (FFCLRP-USP, Qualis CAPES – A1). Pesquisadora responsável junto com a Profa Dra Lúcia Williams (UFSCar) da pesquisa sobre validação no Brasil do Programa ACT-Raising Safe Kids, da American Psychological Association – APA.

Áreas de Interesse

Fatores de risco biológico e psicossocial para desordens do desenvolvimento; Reatividade bio-comportamental e desenvolvimento em neonatos pré-termo/crianças; Efeitos em longo prazo das experiências precoces de dor e estresse no desenvolvimento da criança; Avaliação e manejo de dor; Temperamento e comportamento em crianças vulneráveis. O foco da minha linha de investigação interdisciplinar é a reatividade bio-comportamental e desenvolvimento de crianças, envolvendo múltiplos aspectos motores, cognitivos, de comportamento, de temperamento e auto-regulação. As amostras estudadas são neonatos, bebês e crianças pré-escolares de diversas populações vulneráveis (prematuros, baixo nível sócio-econômico, dor crônica, enferma). O principal foco é a criança nascida pré-termo e muito baixo peso (<1.500g). Os estudos prospectivos-longitudinais permitem avaliar o impacto do risco biológico da prematuridade nas trajetórias de desenvolvimento. As pesquisas da linha de investigação são subvencionadas pela FAPESP e CNPq


Prof. Dr. Mario Francisco Pereira Juruena


Endereço Profissional

Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
Av Tenente Catão Roxo, 2650- Prédio da Saúde Mental
CEP 14051-140 – Ribeirão Preto, SP – Brasil
Telefone: 55 (16) 8139.8456
Fax: 55 (16) 3630.7961
Email: juruena@fmrp.usp.br

Biografia

Graduou-se médico na PUCRS.Fez residência em Medicina Geral e Comunitária; residência em Psiquiatria e Curso Interdisciplinar de Especialização em Saúde Mental da Escola de Saúde Pública do RS/Hospital Psiquiátrico São Pedro, Porto Alegre- RS. Realizou mestrado no Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP/EPM, 2o mestrado em Affective Neuroscience, na Universiteit Maastricht- Holanda, e doutorado (PhD em Psiquiatria) na Universidade de Londres e Pós-doutorado no Instituto de Pisiquiatria do King s College London. Especialista em Psiquiatria para Adultos no Reino Unido de acordo com a The Specialist Training Authority of the Medical Royal Colleges (STA) e General Medical Council (GMC-full registration). Completou Treinamento em Psicoterapia Cognitiva no Beck Institute for Cognitive Therapy and Research.

Vem desenvolvendo atividades de Ensino, Formação e Capacitação de Recursos Humanos, Planejamento e Consultoria na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Mental, Psiquiatria, Psicofarmacologia e Neurociências. Publicou mais de 70 artigos originais de pesquisa, revisões e capítulos em livros e editou quatro livros. A grande maioria de seus estudos relacionam-se com a Fisiopatologia, Diagnóstico e Terapêutica dos Transtornos Afetivos, Depressivos e Bipolares e sua relação com o Estresse.

Atualmente é Associate Editor do BMC Psychiatry e membro do Editorial Board da Acta Neuropsychiatrica, International Scholarly Research Network (ISRN) Psychiatry e revisor de dezenas de periódicos internacionais de alto impacto.

Tem inúmeras participações em congressos internacionais como palestrante, como na British Assotiation for Psychopharmacology que o conferiu seu principal prêmio “The Senior Clinical Psychopharmacology Award”. Recebeu do Royal College of Psychiatrists o Robert W. Kerwin Prize in Psychopharmacology for 2010 como melhor artigo publicado sobre o tema no British Journal of Psychiatry no período.

Membro do Comitê de experts em Doenças Afetivas do Colégio Europeu de Neuropsicofarmacologia (ECNP); Membro revisor do CID-11/Organização Mundial de Saúde (ICD-11/WHO) no Grupo de Transtornos do Humor e Ansiedade.

Atualmente é Professor Doutor no Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento e na Pós Graduação em Saude Mental da FMRP da Universidade de São Paulo (USP) e Honorary Senior Lecturer no Instituto de Psiquiatria do King’s College London.

Áreas de Interesse

Tem experiência em atividades de Ensino, Formação e Capacitação de Recursos Humanos, Planejamento e Consultoria na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Mental, Psiquiatria, Psicofarmacologia e Neurociências. A grande maioria de seus estudos relacionam-se com a Fisiopatologia, Diagnóstico e Terapêutica dos Transtornos Afetivos, Depressivos e Bipolares e sua relação com o Estresse.


Profª. Drª. Sonia Regina Loureiro


Endereço Profissional

Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento.
Avenida dos Bandeirantes, 3900 – Monte Alegre
CEP 14048-900 – Ribeirão Preto, SP – Brasil
Telefone: 55 (16) 3602.4624 Ramal: 4616
Fax: 55 (16) 3602.4605
Email: srlourei@fmrp.usp.br

Biografia

Graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (1973), Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1981) e Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1985).

Docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (FMRP-USP).

Atuação profissional nas áreas de Psicologia Clínica e Hospitalar.Coordenação do Serviço de Psicologia junto ao Hospital das Clínicas da FMRP-USP.

Orientadora junto aos Programas de Pós – Graduação em Psicologia FFCLRP-USP e Saúde Mental – FMRP-USP.

Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: saúde mental, ansiedade social, avaliação psicológica, crianças e comportamento.

Áreas de Interesse

instrumentos de avaliação psicológica aplicados ao contexto de saúde;saúde mental da criança