Ingresso

Informações gerais aos alunos

Cadastro no sistema da pós-graduação (Janus)


Senha: acesse https://janus.usp.br/janus/comum/entrada.jsf, clique em “Primeiro acesso” e informe seu código USP para gerar uma senha. A senha será encaminhada para o e-mail informado na ficha de inscrição.


Matrícula semestral


O aluno deverá fazer matrícula semestralmente, através do Sistema Janus, em julho e janeiro. O período de matrícula será informado por e-mail. Caso o aluno não vá cursar disciplinas, efetuar “matrícula de acompanhamento”.

*A primeira matrícula será realizada através de formulário específico (disponível no tópico documentos) que deverá ser entregue à secretária do programa.

Obs.:Não fazer matrícula implica em desligamento do curso.


Disciplinas


Para consultar as disciplinas oferecidas no semestre pelos diferentes programas de pós-graduação da FMRP clique em “Disciplinas oferecidas” no sistema Janus, clique em “Listar disciplinas oferecidas por área de concentração”, localize a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e o Programa desejado.


Carteirinha USP


Entre com os seus dados no sistema Janus, em seguida clique em “Cartão USP” para fazer a solicitação. O aluno deverá “anexar” uma foto digitalizada. O aluno será avisado por e-mail no momento em que a carteirinha USP estiver disponível na Seção.

Consulte sempre sua “ficha de aluno”. Fique atento para os prazos de qualificação e entrega de trabalho, entrega do trabalho, data limite para defesa, entrega de protocolo de RNE (em casos de aluno estrangeiro). O não cumprimento dos prazos mencionados resulta em desligamento do aluno.

RNE/protocolo: conforme data de validade indicada no documento.

A “ficha de aluno” do Sistema Janus não tem validade como documento.


E-mail domínio “USP”


Acesse www.pedidoemail.usp.br , clique em “Solicitar e-mail” e posteriormente em “Ativar e-mail”. Após solicitar o e-mail “USP” informe-o no Sistema Janus. Para ler e enviar e-mail, acessar www.usp.br em “Webmail”.

É importante solicitar o e-mail “USP”, pois é através dele que o aluno receberá informações da SPG e da Pró-Reitoria.


Passe Escolar


Solicitar declaração de matrícula pelo site www.fmrp.usp.br/cpg/. Outras declarações, como de conclusão, histórico, etc, também poderão ser solicitadas através deste site.

Todos os documentos solicitados serão expedidos após 3 dias úteis.


Entrada no Campus (selo de identificação para carro)


Acesse site www.pcarp.usp.br e clique em “Cadastro de veículos”. Retirar o selo de identificação no Setor de Segurança (próximo a entrada da Av. Bandeirantes).


Bolsas


A disponibilidade de bolsas de pós-graduação (CAPES e CNPq) será informada aos alunos pela secretária do programa através de e-mail, onde o aluno poderá então demonstrar seu interesse.

Caso o aluno tenha interesse em solicitar bolsa da FAPESP, esta deverá ser realizada pelo próprio aluno e seu orientador de acordo com regulamento e prazos específicos.


Critérios para Solicitação de Verba para participação em Congresso


Tendo em vista a publicação da Portaria PROAP no. 64 de 24.03.2010, a Comissão Coordenadora do Programa de Saúde Mental, deliberou em sua 63ª. Reunião Ordinária que poderá ser concedida verba de R$ 500,00 (quinhentos reais) para participação de alunos, com trabalhos submetidos para apresentação, nos principais congressos nacionais da área, sendo eles o Congresso Brasileiro de Psiquiatria e a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Será encaminhado e-mail aos alunos informando as normas de concessão de verba do PROAP para participação nos eventos supracitados e a data limite para manifestação de interesse no recurso. Será verificado, de acordo com a disponibilidade de verba, a possibilidade de pagamento de inscrição, transporte e hospedagem. Assim, a norma de concessão de verba aprovada na 51ª. Reunião da CCP fica revogada.

Em 4 de agosto de 2010 ficou estabelecido que a participação de alunos em eventos no país

Art. 10 A participação de alunos regularmente matriculados em eventos científicos no país, tais como congressos, seminários e cursos, poderá ser contemplada com recursos destinados a cobrir as seguintes despesas:

  1. taxas de inscrição, no valor máximo de R$ 500,00 (quinhentos reais) por evento, passagem, hospedagem, alimentação e locomoção urbana;
  2. nos casos de participação em congressos e seminários, a cobertura destas despesas será exclusiva para os alunos que fizerem apresentação de trabalhos por um período máximo de 5 (cinco) dias consecutivos e o seu valor não poderá ser superior à quantia equivalente em diárias para um professor que venha a participar do mesmo evento;
  3. a participação em cursos ou disciplinas que inexistam na grade curricular obrigatória das instituições será permitida, desde que estejam necessariamente vinculados às dissertações e teses destes alunos. Parágrafo único. Havendo vantagem econômica, será possível substituir passagens dos alunos que fizerem apresentação desses trabalhos por locação de veículo coletivo (pessoa jurídica), o que possibilitará, eventualmente, a participação de outros alunos, sem a cobertura de suas despesas pelo PROAP.

Diploma de graduação


Os alunos que no ato da inscrição apresentaram certificado de conclusão da graduação, terão prazo de (1) ano, à contar da data da matrícula, para encaminhar à Seção de Pós-Graduação uma cópia (frente e verso) de seu diploma de graduação, acompanhado do original.


Créditos excedentes


Disciplinas cursadas no Mestrado, realizadas após os créditos completos e após o exame de qualificação, poderão ficar “D” (disponíveis) para o Doutorado, no ato da matrícula na disciplina no Sistema Janus. A atribuição destes créditos para o Doutorado deverá ser solicitada, através do formulário “solicitações de alunos”, após a conclusão das disciplinas e após o lançamento dos conceitos e freqüências no sistema Janus.


Atribuição de Créditos


Verifique no regulamento do programa os critérios para atribuição de créditos referentes às atividades previamente definidas (participação em congresso científico, publicação trabalho, Programa PAE, etc).


Alunos estrangeiros


Deverão renovar o RNE (Registro Nacional de Estrangeiro) nos prazos em que a Polícia Federal solicitar (180 dias ou um ano) e entregar uma cópia do protocolo na SPG, a cada renovação.

Permanência irregular no país, por qualquer período de tempo, resulta em desligamento do aluno.