PROF. DR. ANDRÉ JACQUEMIN

» Currículo Lattes

Nascido na Bélgica, graduou-se em Psicologia em seu país de origem, pela UniversitéCatholique de Louvain(1965) e iniciou sua atividade docente logo a seguir nesta própria Universidade. Em 1966 foi contratado como docente na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, onde permaneceu até 2000, já como professor titular aposentado e permanente colaborador. Doutorou-se em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1973),realizou pós-doutorado na UniversitéCatholique de Louvain (1981) e tornou-se professor Titular em 1983. Exerceu inúmeros cargos administrativos na própria FFCLRP – USP, com destaque às funções de Diretor e Vice-Diretor desta Faculdade no período de 1986 a 1998. Participou ainda ativamente de atividades no Instituto de Psicologia – USP, onde atuou como professor colaborador e orientador de pós-graduação em Psicologia. Encerrou suas atividades profissionais por motivos de saúde no ano de 2000, embora permanecesse como orientador de três programas de pós-graduação na USP (Saúde Mental – FMRP, Psicologia – FFCLRP e Psicologia Clínica – IPUSP). Trabalhou ativamente em pesquisas focalizadas sobretudo na área de Avaliação Psicológica, com ênfase em técnicas projetivas e suas aplicações clínicas. Foi orientador de mestrado e doutorado desde o início do Programa de PG em Saúde Mental até o ano de 2000, quando se afastou das atividades profissionais por motivos de saúde. Além de assessor científico de órgãos de fomento à pesquisa, criou e presidiu a Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos (ASBRo), com sede em Ribeirão Preto (SP), deixando um legado extenso de profissionais e de ricas contribuições científicas e pessoais aos que com ele conviveram ativamente.