PROF. DR. FRANCISCO SILVEIRA GUIMARÃES

LINKS RELACIONADOS

» Currículo Lattes

Endereço profissional

Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Farmacologia
Avenida dos Bandeirantes, 3900 – Monte Alegre
CEP 14040-220 – Ribeirão Preto, SP – Brasil
Telefone: 55 (16) 3315.3209
Email: fsguimar@fmrp.usp.br

Biografia

É graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981), com doutorado (1987, sob supervisão do Dr. Antonio W. Zuardi)) e livre-docência (1994) em Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Realizou seu pós-doutoramento na Universidade de Manchester, Inglaterra (1989-1990) sob supervisão do Dr. J.F.W. Deakin.

Atualmente é Professor Titular do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Neuropsicofarmacologia. É orientador dos Programas de Pós-graduação em Farmacologia e Saúde Mental, da FMRP/USP e membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo.

Área de interesse

Óxido nítrico, ansiedade, depressão, glutamato, serotonina, canabinóides e estresse.